Muitas pessoas não sabem, mas o pescoço também pode ser malhado na academia (esse processo também pode ser realizado em casa) através de exercícios bem fáceis e práticos. Eles ajudam a proporcionar mais resistência e força para toda essa região, fazendo ainda com que ela fique mais grossa, ou seja, maior em sua largura.
Em algumas academias, pode-se encontrar aparelhos específicos para essa modalidade, em outras não, mas ainda assim com a ajuda de outros equipamentos, esse processo pode ser realizado com sucesso.
Antes de ir para a lista de exercícios para o pescoço, é necessário ficar atento a alguns detalhes:
» Sempre que o exercício proporcionar dor, suavize sua pressão, peso e descanse por alguns minutos;
» Inicialmente, realize os exercícios uma vez por semana, com cerca de 3 séries de cada um, com 8 à 15 repetições;
» O aumento dos pesos, séries e repetições irão variar de acordo com as observações do treinador da academia;
» Manter a boa postura se faz essencial nesses exercícios e também no dia a dia;
Extensão do pescoço
- Pode ser realizado em pé ou sentado.
» Prática: Coloque a palma da mão atrás da cabeça e olhe para frente, em linha reta. Flexione a cabeça para trás, erguendo o queixo para cima. Faça oposição desse movimento e mantenha-a por pelo menos dois segundos, depois volte cuidadosamente à posição inicial. Repita o processo.
Extensão lateral do pescoço
- Exercício realizado sentado.
» Prática: Sente-se e coloque a palma da mão direita no lado direito da cabeça. Flexione sua orelha direita em direção ao ombro direito, fazendo a oposição deste movimento com uma pressão da mão, mantendo a posição por pelo menos dois segundos. Retorne para a posição inicial e repita o processo para o lado esquerdo.
Flexão do pescoço
- Pode ser realizado em pé ou sentado.
» Prática em pé: Coloque a palma da sua mão sobre a testa, olhando para frente em linha reta. Flexione a cabeça para frente, enquanto comprime o queixo contra o peito. Realize a oposição deste movimento, empurrando a mão para trás, mantendo a posição por cerca de dois segundos ou mais. Retorne para a posição inicial e repita o processo.
Observação: Nesse exercício, pode-se utilizar as duas mãos, mas indica-se que seja usada a de uso predominante pelo treineiro.