O que é?
A diabete é uma doença metabológica que é causada pelo aumento demasiado do nível da glicose no corpo. A glicose é um componente essencial para que ás células entrem em movimentação e para penetrá-las, a glicose precisa da insulina, que é um hormônio natural do corpo.
Tipos de diabetes
* Diabetes tipo 1: nesse processo, o corpo do paciente não produz insulina, fazendo com que o aumento de glicose seja elevado por não penetrar nas células;
* Diabetes tipo 2: nesse caso, o corpo do paciente produz a insulina, mas ela não consegue penetrar nas células, onde o corpo produz resistência ao hormônio.
Sintomas
Muitas pessoas possuem a diabetes mas não sabem, pois alguns sintomas não são levados em conta, e por causa disso, pela falta do diagnóstico e do tratamento, a degradação da saúde aumenta demasiadamente.
* Formigamento nas mãos e nos pés;
* Infecções urinárias;
* Visão embaçada;
* Fome;
* Perda de peso;
* Vontade de urinar com muita frequência;
* Muita sede.
Fatores de risco
Abaixo veremos quais os principais motivos que fazem com que a diabetes evolua no corpo humano.
* Hereditariedade;
* Idade;
* Obesidade;
* Uso abusivo de bebidas alcoólicas;
* Sedentarismo;
* Stress;
* Excesso de ingestão de açúcar e gorduras ruins.
Se a diabetes não for diagnosticada e tratada, ela poderá levar a pessoa a contrair outras doenças, tais como a hipertensão, hemorragias na retina, derrame cerebral, infartos, aumento do triglicerídio e do colesterol, dificuldade de cicatrização e até mesmo amputações. O principal risco de uma pessoa que possui diabetes, é ficar cega ou desenvolver distúrbios na visão, degradando-a rapidamente.
Tratamento
Assim que diagnosticada a doença, é necessário que procedimentos sejam realizados e seguidos a risca para que a diabetes não evolua e prejudique ainda mais a saúde do paciente.
* Alimentação balanceada, com alimentos saudáveis;
* Exercícios físicos;
* Remédios com insulina;
* Uso de hipoglicemiantes orais.
Como evitar a diabetes
Existem alguns procedimentos que podem ser feitos pelas pessoas para que a diabetes tipo 2 não apareça, pois a diabetes tipo 1 não possui cura, mas é extremamente importante que mesmo sem cura, que ela seja tratada para que seja controlada.
* Comer de três em três horas;
* Não fazer jejum;
* Se alimentar corretamente, com alimentos saudáveis;
* Diminuir as porções das refeições;
* Comer amêndoas;
* Comer mais alimentos integrais;
* Mastigar devagar;
* Fazer atividades físicas;
* Perder a barriga e os quilos em excesso;
* Não ingerir bebidas alcoólicas – com excesso do vinho tinto, desde que seja pequenas doses e de vez em quando;
* Dormir bem;
* Controlar o stress;
* Controlar o lado emocional;
* Evitar o consumo de gordura;
* Comer queijo e tomar iogurte, em pequenas porções;
* Beber café apenas quando for descafeinado;
* Evitar o consumo de açúcar;
* Beber bastante líquido.
É muito importante que em qualquer caso de desconfiança em relação a doença, que a pessoa procure um profissional da área para que ele faça as avaliações. As prevenções contra a diabetes, além de impedir o aparecimento dela e controla-la, poderá ainda fazer muito bem para a saúde, pois o sedentarismo irá acabar e com a ingestão de alimentos saudáveis o corpo possuirá muito mais energia para gastar a glicose e impedir o seu aumento.