Quem é estudante, principalmente universitário já deve ter alguma vez na vida acessado o itinerário normativo da ABNT ( Associação Brasileira de Normas e Técnicas) para moldar seus constructos textuais, afim de creditar a eles uma maior formalidade e legitimidade. Essas regras padronizam as técnicas de escrita permitido uma ordenação e consonância nas abordagens facilitando a inteligibilidade da sua proposta e uma contribuição verdadeira para o desenvolvimento do país.
Uma das questões que mais geram dúvidas na fomentação de um trabalho formal escrito são a forma correta de dispor suas referências bibliográficas, a seguir veremos como realizar a prestação de contas de suas fontes, de uma forma que a comunidade acadêmica seja consensual em aceitar.
Citando a Autoria
Existem três dispares formas de se apresentar a autoria, quando esta é pessoal devemos primeiro trazer o derradeiro sobrenome do autor todo em letras maiúsculas separado por vírgula do restante da nomenclatura.Caso o texto tenha redigido por até três indivíduos devemos citar todos eles na ordem descrita na publicação, já se a autoria suplante três atores, escrevemos apenas o nome do primeiro e acrescentemos a frente a expressão” et al”: SOBRENOME, nome. et al.
Exemplo: HOBSBAWN, Eric John Ernest.
Já para uma autoria institucional devemos trazer todo o nome do órgão ou evento em caixa alta, em casos em que está não é informada devemos enformar o título ao qual pertence também em caixa alta.
Exemplo: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE.
Ordenamento de uma referência
Existe uma ordem para os principais elementos de uma referência, que convencionalmente são distribuídos da seguinte forma:
SOBRENOME, Nome. Título da Obra: complemento do título( caso aja). Local da Edição: Editora responsável, data. Números das páginas destacadas.
Exemplo: BLOCH, Marc. Apologia da História, ou o Ofício do Historiador, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,2001.
As fontes devem vim citados em ordem alfabética, caso você tenha usados fontes primarias elas devem vim em primeiro em relação as demais.