As crianças possuem o seu sistema imunológico muito baixo. Com isso, as doenças respiratórias são muito frequentes, devido ao clima e aos ambientes que ela fica em contato.
A ginástica ou fisioterapia respiratória é uma junção de técnicas que complementam o tratamento das infecções das vias aéreas.
As anomalias nas vias aéreas causadas pelas secreções deixam os bebês com o organismo muito irritado, impossibilitando que durmam e respirem tranquilamente. O cansaço é um fator muito presente quando essa enfermidade os afeta.
A ginastica auxilia na melhora desses sintomas e previne o grande acúmulo de secreção. Proporciona a desobstrução dos brônquios e fortalece os músculos respiratórios, com isso o alívio se torna imediato, normalizando assim a respiração, reduzindo a tosse e a falta de ar.
Esses exercícios ajudam a prevenir tanto os desconfortos quanto infecções no trato respiratório, tal como a asma e a bronquite.
Como fazer?
Antes de realizar esse procedimento, é necessário que os pais visitem um pediatra com a criança para que o diagnóstico dela seja realizado e a ginástica seja ensinada passo a passo para que sua realização seja correta.
Indica-se que esse procedimento seja realizado por fisioterapeutas, mas quando necessário os pais podem executar o procedimento. Deve-se realizar massagens com toques leves no tórax e no abdômen do bebê para aliviar as dificuldades respiratórias.