As festas juninas são festividades populares que presta homenagem principal a São João Batista, aludindo também Santo Antônio e São Pedro. No entanto, a origem dessas comemorações assentam sobre as tradições pagãs europeias, que foram posteriormente sincretizadas ao panteão de celebrações católicas.
No Brasil, estudos convencionam em dizer que os festejos juninos chegaram ainda no período colonial trazidos pelos dominadores portugueses e aqui ganharam ares próprios recebendo elementos das tradições chinesa, francesa, espanhola, africana e indígena. Dessa bela mistura fez surgir no país diversas formas de exaltar São João, e embora haja muitos elementos comuns, as disparidades podem ser vista regionalmente ou até localmente.
Um dos elementos característicos das festas juninas é a indumentária caipira, estás fazem referência aos campesinos que viveram principalmente no Nordeste e as vestes que folcloricamente ficaram associadas a figura do caboclo. E quem for participar de uma quadrilha não pode esquecer de ir a caráter, nesse âmbito daremos hoje algumas dicas de como fazer um vestido para a festa junina.
Vestido de Festa Junina
Uma das dúvidas principalmente das mulheres com a chegada das festividades juninas é quanto ao seu vestido, mas será que é necessário gastar muito dinheiro com a produção para a festa? Acreditamos que não, basta colocar a criatividade a mostrar e com muito pouco criar você mesmo um modelito, que a fará alvo dos correios elegantes. Você com certeza deve ter um vestido rodado esquecido lá no fundo do armário, pós é dele que precisamos, encontre alguns retalhos em xadrez e costure-os a roupa como se fossem remendos rústicos.
Renda também é uma ótima opção para os babados. Mas não se prenda apenas a isso, ouse nas cores, faça um look divertido e alegre, só cuidado para não deixa-lo carregado de mais e sair da simplicidade para o brega.
Passo a passo de maquiagem e roupas para Festas Juninas
Dicas Fantasia para Festa Junina
Para completar sua fantasia, use meias calças, fica sempre muito bom com vestidos rodados, e se quiser ser ainda mais mimética a uma matuta faça rasgo na meia.
O cabelo também é importante, nesse tocante predominam-se as tranças, mas para aquelas de cabelos curtos os chapéus ou lenços também são uma boa ideia. Algumas pintinhas nas maças do rosto, uma maquiagem e é só tomar o ‘ caminho da roça’.