A autobiografia corresponde a um gênero literário onde um indivíduo narra ou escreve a história da sua própria vida. Esse processo pode ser articulado através de prosa e verso, contendo expressões literárias e/ou elementos fictícios, desde que toda a descrição enfatize sua experiência vivenciada como ser/pessoa.
O formato de dinamização dessas obras geralmente se interagem através de diários, cartas, memórias, confissões, entre outros meios, que revelam particularidades de experiência, sentimentos físicos e emocionais do autor. De imediato, executar essa ideia é bastante desestimulante, porque se trata de uma escrita monótona, contudo, decorrendo o tempo, sua própria trajetória acaba por ficar cada vez mais interessante.
Iniciar essa atividade é um pouco difícil, isso por não termos noção de que ponto da nossa história iremos partir ou de como viabilizaremos informações tão relevantes sobre o nosso interior. Se você se enquadra em uma dessas características ou por algum motivo não sabe como começar a se autobiografar, confira as dicas à seguir e boa sorte!
O que você precisa para se autobiografar?
- Ter criatividade
- Imaginação
- Boa memória
- Pesquisar e ir mais a fundo sobre si mesmo
- Decidir quais pontos serão as bases da sua história e como irá contá-la aos leitores
Pontos relevantes
Organização
Descreva os pontos básicos e mais importantes que deseja adicionar a essa composição textual. Coloque as suas ideias em um formato padrão (introdução, desenvolvimento e conclusão), esteja ele no estilo que for. Antes de executar a criação final, realize um esboço, releia-o quantas vezes achar necessário e faça as modificações que devem ser feitas.
Ponto de partida
Iniciar essa conceituação vai depender muito do que deseja contar. Uma boa dica nesse caso, é começar o texto contando um fato superinteressante para despertar a atenção de quem vai ler, deixando-o interessado em continuar a apreciar cada linha que está por vir.
Não seja desmotivador, destacando apenas os momentos difíceis, defeitos e coisas ruins. Faça desses fundamentos uma motivação a mais para relatar o que de bom veio depois, como superou e as realizações que almejou.
Tamanhos comuns de autobiografia
» Versão curta: possui num máximo de 50 palavras;
» Versão mediana: contém aproximadamente 100 palavras;
» Versão longa: detém de uma quantidade maior de palavras, podendo ser do tamanho de uma página.
Descrição de detalhes
Fale de você, da sua vida, família, amigos e amores de maneira minuciosa, adicionando cada detalhe em seu texto. São as informações básicas e curiosidades que deixam a leitura do texto mais cativante.
Evite pular as etapas
Fale sobre a sua vida desde o nascimento até a atualidade, mas não deixe de dizer como foi chegar até o ponto em que se encontra hoje. Conte suas experiências, alegrias, tristezas, entre outras particularidades que fazem parte de você. Fale do que gosta, como se veste, se comporta, suas cores e músicas favoritas, etc.
Outras dicas
» Dê emoção a sua biografia dinamizando as expressões contidas em seu vocabulário;
» Procure um “lugar só seu” para se inspirar e escrever sua história;
» Procure se divertir ao analisar sua vida, isso ajudará a descrever suas características com mais intensidade;
» Converse com outras pessoas que já se autobiografaram, elas poderão dar dicas importantes.