A vergonha é um dos sintomas mais presentes na população brasileira, mas que vem sendo estudada e tratada por muitos para quebrarem essa barreira de se relacionar com a sociedade e se fazer uma pessoa mais comunicativa, que é um dos fatores essenciais para obter melhor aproveitamento tanto na vida pessoal, quanto na profissional no mundo moderno.
Esse processo se dá devido a meios psicológicos, onde a pessoa se priva de possuir muitos comportamentos e atitudes por medo ou por achar inconveniente. A principal área que a vergonha atinge, é o meio emocional da pessoa, fazendo assim que ela se isole do mundo social, político, religioso e judicial.
A vergonha, faz com que a pessoa sinta culpa, se ache ridícula, se auto-condene e se prive de inúmeras coisas por ter agido de forma não vergonhosa por um instante.
Pelo mundo moderno possuir grande comunicação em todas as áreas, muitas pessoas que são tímidas/vergonhosas, possuem dificuldade em se inserir em qualquer ramo e por esse fator, muitos psicólogos são procurados para que seja trabalhado esse sentimento, desenvolvendo-o e fazendo com que a pessoa se sinta melhor ao se relacionar no âmbito social. Muitas palestras também são realizadas nessa área para aproximar as pessoas.
Dicas de como diminuir/perder a vergonha
* Reconheça que você possui esse sentimento de timidez e que ele te atrapalha em muitas áreas;
* Perceba o quanto esse fator prejudica a sua vida;
* Se olhe mais no espelho;
* Crie auto-confiança;
* Seja firme em suas decisões;
* Dê opiniões em situações que você esteja por dentro do assunto;
* Questione quando não souber o assunto ou quando possuir dúvidas;
* Não se menospreze ou se sinta inferior;
* Tenha pensamentos positivos;
* Deixe a preguiça de lado e procure fazer algo que goste;
* Procure entrar em uma academia, fazer aulas de dança ou teatro. Assim você irá estar em contato com novas pessoas diariamente e trabalhará suas conquistas diárias;
* Solte sua energia;
* Seja voluntário quando uma pessoa pedir para que alguém leia um texto ou para que faça algo;
* Tenha confiança em si mesmo;
* Quando for ler algo para qualquer pessoa e até para si mesmo, leia com voz alta e tenha pulso firme;
* Saiba que errar é humano e que todas as pessoas erram ou irão errar algum dia.
Se você não conseguir evoluir sozinho em seu processo de perder a vergonha, procure ajuda de especialistas, tais como os psicólogos. Eles são excelentes profissionais e saberão exatamente o que fazer e como trabalhar esse lado com você.
“Para ter atitude você tem que ter coragem ao invés de vergonha. Tenha coragem para encarar obstáculos e não tenha vergonha de errar. (Claudiney Ribeiro)”