Várias pessoas sentem medo de algo, seja uma situação, ou atividade e uma infinidade de alternativas. De algum forma, esses medos acabam paralisando essas pessoas diante do temido, o que pode se tornar um problema grande se não for superado a tempo. Um dos medos comuns e quase incríveis é o de dirigir, caracterizado com certo pânico de ao menso pensar na ideia de estar no trânsito.
O medo de dirigir, geralmente está presente naquelas pessoas que não possuem ou tenham pouca experiência na prática. Esse fator se associa a falta de confiança em si mesmo, o que aumenta ainda mais o temor. Entre as justificativas desse medo, as pessoas receiam que poderão bater em outro veículo, atropelar uma pessoa ou ainda que poderão ficar sem ação diante qualquer situação, até mesmo uma parada no semáforo.
Quando se trata do medo em dirigir moto, o problema é ainda maior, pois se tratando de um carro, por exemplo, a pessoa ainda tem a noção de estar fisicamente protegida pelo mesmo. Já na moto, há uma vulnerabilidade maior, qualquer impacto acarretará graves danos. Mesmo frequentando a auto-escola, ou sob o a orientação de amigos e familiares, ainda se sente incapaz de dirigir, comprometendo toda parte teórica da direção.
Para acabar de vez com o medo de dirigir moto, basta seguir as seguintes dicas:
- Escolha um local e com pouco trânsito, seja de pedestres ou carros;
- Suba na moto mantendo os dois pés apoiados no chão;
- Dê a partida na moto coloque a marcha com mesma na posição neutro, ou seja quando a luz (N) aparecer verde no painel;
- Acelere bem devagar e ao mesmo tempo aperte a embreagem e coloque na 1ª marcha ;
- Vá soltando a embreagem aos poucos até a moto começar a andar e assim acelere um pouco, por fim solte toda a embreagem;
- Se preferir pode pedir a companhia de alguém que saiba dirigir moto no carona, caso precise de instruções;
- Mantenha a calma e não corra, devagar corre menos riscos;
- Quando houver mais confiança, faça percursos maiores, com um pouco de tráfego;
- Pratique sempre que puder, assim adquire experiência em diferentes situações;
- Tenha autoconfiança, para que o medo fique esquecido;
- Faça os trajetos utilizando todas as regras de direção corretas.