A prevenção (de qualquer tipo de câncer) diminui muito as chances do desenvolvimento da doença. Normalmente, ela detecta fatores de risco, buscando principalmente por células desarranjadas no sistema de uma pessoa.
O câncer de próstata é um dos tipos que mais atingem os homens (que enfrentam diversos problemas), principalmente pelo preconceito com o exame de toque, que deve ser feito anualmente após os 40 anos.
Como me prevenir?
» Prevenção – A próstata é uma glândula localizada entre o reto e a bexiga, ela tem função na produção do sêmen, levando os espermatozoides para a ejaculação, é do tamanho de uma azeitona e seu funcionamento é regulado pela testosterona.
Além dos exames regulares necessários, também fique atento a quadros na família e fatores genéticos, que influenciam bastante na ocorrência de casos.
» Fatores de risco – Algumas pesquisas indicam que existe uma elevação na ocorrência de câncer de próstata após os 50 anos.
Por isso a detecção precoce é tão importante nessa idade, os exames mais indicados para prevenção são:
- Toque retal
- Ultra-sonografia transretal
- Exame de antígeno prostático-específico
Outros fatores ficam associados a:
- Dieta
- Histórico familiar
- Raça (pesquisas indicam que homens negros tem mais chances de desenvolver a doença)
Tratamento com hormônios
Alguns tratamentos alternativos tem sido utilizados na prevenção desse tipo de câncer, o uso de hormônios diminuem a ação da testosterona e tem sido testados na esperança de diminuir as chances de desenvolvimento, até agora não se obteve um conclusão para saber se essa medida pode realmente ajudar.