A receita federal pode causar muitos problemas para qualquer um, para quem pretende garantir a sua segurança o melhor método é protocolar toda a documentação referente a Receita Federal, principalmente os que envolvem o pagamento de impostos atrasados e os que se referem a devoluções. Protocolando um documento você terá a segurança de poder afirmar que procedeu desta ou daquela maneira sobre alguma ação.
Para protocolar um documento basta ir à uma secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) da circunscrição do estabelecimento requerente ou pode enviar por postal. Com o pedido feito basta esperar a confirmação, obviamente por postal poderá levar alguns dias. Esse procedimento pode ser feito em outras áreas. Protocolar é uma forma de garantir uma documentação, portanto as vezes vale a pena tirar algum tempo para isso.
Outras ações são necessárias a presença como para quem pretende apresentar a regularidade fiscal da pessoa jurídica, para isso é necessário ter a certidão negativa de débitos ou certidão positiva que também apresenta com efeitos a negativa, depois é só apresentar à secretaria da Receita Federal do Brasil e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional em uma certidão conjunta.