O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é considerado como um dos documentos pessoais mais importantes e necessários, porque configura um tipo de banco de dados individual que contém informações específicas e relevantes de todos os usuários cadastrados.
Sua promoção é regulamentada e gerida pela Receita Federal do Brasil e é imprescindível que todas as pessoas registradas estejam em dias com a sua regularidade, caso contrário, poderão ter diversos problemas na realização de várias atividades.
Situações cadastrais
Esse documento pode se apresentar das seguintes maneiras:
» Regular: CPF sem pendências;
» Pendente de regularização: CPF com assuntos pendentes com a Receita, podendo ser atrasos na entrega de declarações do IR (Imposto de Renda), por exemplo;
» Suspenso: CPF considerado incorreto ou incompleto perante o cadastro da Receita;
» Cancelado: CPF cancelado por alguma razão administrativa ou judicial;
» Nulo: CPF anulado por fraude de cadastramento.
O que fazer?
Esse processo irá variar de acordo com a situação que seu CPF se encontra no momento. No caso de estar suspenso, o mais recomendado a fazer é:
» Verificar se existem pendências de declarações ou condições fiscais, devendo essas particularidades serem resolvidas o quanto antes para a normalização do documento;
» Procurar algum posto da Receita Federal para fazer a alteração ou atualização dos dados cadastrais. Esse processo também pode ser efetuado nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou nos Correiros por um valor estimado de R$ 6,00 reais.
É relevante que a regularização seja confirmada pela pessoa física, para que menores transtornos e aborrecimentos sejam gerados posteriormente.
Novidade!
Para facilitar esse processo e diminuir as filas nas agências, a Receita Federal está disponibilizando a regularização de maneira gratuita em seu site na internet. A petição desse serviço pode ser efetivada todos os dias, porque o sistema funciona 24 horas, inclusive nos feriados e pontos facultativos.
Se você se interessou pela novidade da Receita e precisa regularizar seu CPF suspenso, clique AQUI e informe todos os dados solicitados na página, como número do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, naturalidade e título de eleitor.
⇒ Fique atento para não listar os dados errados durante a atualização cadastral, se não toda a ação será inválida ou fará com que o CPF entre em estado de irregularidade novamente.