As técnicas para se personalizar a cabeleira são várias e estão presentes e todas as culturas do mundo de alguma forma. Atualmente, com os avanços da industrialização e da ciência eletrônica, essas técnicas tornaram-se mais eficientes e a indústria dos salões de beleza se estabeleceu de forma estável e sólida no mercado.
Para cada tipo de cabelo, há diversas mudanças que podem ser consideradas para modificar o visual de acordo com as tendências vigentes da moda capilar. Uma dessas tendencias mais marcantes e apreciadas nos últimos tempos são as chamadas luzes, uma técnica de pintura capilar com efeitos deslumbrantes nas mulheres.
São chamadas de luzes, quando são clareadas algumas partes do cabelo com a intenção de causar um efeito de clareamento ou iluminação no rosto da pessoa ou até para realçar e mostrar mais um determinado corte de cabelo. A iluminação geralmente beira ao mais natural possível, mas pode ter exceções. São clareadas várias mechas de até 1 cm de espessura para o processo.
Para fazer as luzes, basicamente e de forma mais simples, a maioria das clientes preferem o método da touca. Consiste em vestir uma touca capilar feita em silicona e que dispõe de centenas de pequeno furos pelos quais serão puxados para fora apenas as pequenas mechas que serão clareadas.
Após puxadas as mechas, é aplicada somente nelas, um produto para descolorir o cabelo, para que o cabelo fique mais propício a absorver o tom certo da coloração na próxima etapa. Após isso, a tinta com a cor escolhida é aplicada somente nas mechas descoloridas que ficaram em descanso por 5 ou 10 minutos.
Depois do descanso, o excesso é retirado somente com água e a touca é retirada. Após seco, o cabelo está pronto e já com o efeito de luzes. Para cabelos com coloração natural já escura, a dica é usar produtos que apenas clareiam os fios e evitar descolorir totalmente para conseguir o efeito desejado.