O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa dirigido pelo Ministério da Educação, que permite aos estudantes de nível superior financiar sua graduação em instituições privadas. Devido a uma mudança no formato e de agente operador, agora o FNDE ( Fundo de Desenvolvimento da Educação), foram registradas baixas consideráveis nos juros praticados, que declinaram para 3,4%. Agora o acadêmico também pode solicitar o FIES em qualquer período do ano.
Para que você possa participar dos quadros do FIES o estudante precisa estar dentro da graduação em curso presencial não gratuito, obter uma boa Avaliação no SINAES ( Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e que a entidade de ensino em vista seja conveniada. Aos estudantes que concluíram o Ensino Médio de 2010 em diante é exigido a participação no Enem daquele ou do ano subsequente, está isento dessa determinação os docentes da rede pública de ensino.
Algumas questões podem vetar a participação de certos acadêmicos ao programa, são elas:
➣Não compromisso com eventuais dividas contraídas com o Programa de Crédito Educativo;
➣Matrícula trancada no momento da solicitação ao FIES;
➣Possuir renda familiar que supera vinte salários mínimos;
➣Possuir renda familiar comprometida inferior a 20%;
➣Que já tenha sido alguma vez utilizador do programa de financiamento estudantil;
Forma de Inscrição
Se você atende aos pré-requisitos mencionados e deseja se inscrever no FIES, você precisa acessar o sítio informatizado do programa, o SisFiez . Lá você deverá preencher com minucia os dados solicitados, que inclui o CPF, endereço de e-mail ativo e o cadastramento de uma senha que será doravante utilizada toda vez que você for acessar. Uma confirmação será enviada para o e-mail indicado, dai basta efetuar o login com sua senha e preencher o cadastro pessoal, informando seus dados, do curso e da instituição, além das opções de financiamento pretendidas.
Após feita a inscrição o estudante tem 10 dias para homologar os dados fornecidos no site perante a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) que é o órgão com autoridade legal para acareação das informações dos candidatos ao Fies. Validado pelo CPSA, o estudante terá mais 10 dias ( contados a partir do terceiro dia útil após a confirmação) para comparecer até uma agência física para legitimar o financiamento.