Com o avanço da tecnologia muitas pessoas estão optando pelos smartphones, tablets ou notebooks. Mas entra a grande questão, a internet. Quase todos os lugares do Brasil a conexão apresenta uma velocidade muita baixa e mal consegue cumprir a missão de deixar o aparelho conectado 24 horas. Inclusive o Brasil é até motivo de piada em outros países por prometer internet 3G que na verdade vem com velocidade 2G e 4G com velocidade de 3G.
Apesar da baixa conexão no Brasil, você pode ter internet com velocidade de banda larga em seu celular, mas para isso tem ter um bom plano e estar disposto a pagar um pouco caro. As operadores oferecem planos limitados, ou seja, você tem direito de usar a internet em velocidade de banda larga, em contrapartida estará limitado, ou seja, se você assina um plano de 200 MB, após usar os 200 MB a sua internet cancelada ou fica muito lenta.
Os preços variam de operadora para operadora, mas você pode ter planos mais baratos, no mínimo R$ 10, mas trata-se de um plano limitado. Você pode também optar por planos ilimitados ou com grande quantidade de tráfego que ultrapassam os 6 gigas. Planos como esses, mais próximos a uma banda larga, podem variar de preço e chegar a R$ 100 ou mais. Alguns empresários que necessitam de um serviço rápido, podem negociar com as operadores ou empresas que fornecem o serviço, para obter uma conexão que vale a pena usufruir, lembrando que o preço pode ser alto.
Apesar das operadores oferecerem bons planos, algumas empresas conseguem oferecer um serviço de banda larga por meio delas, ficando mais baratas e eficiente. Logicamente que tudo isso irá variar muito de acordo com a região. Possivelmente a na zona urbana a velocidade é maior em relação a zona rural.