A gengivite é dita como uma inflamação que acontece na região das gengivas devido ao acúmulo de placas bacterianas nos espaços entre os dentes e elas. Esse fator pode fazer com que haja perda do osso que fica ao redor dos dentes, podendo causar posteriormente uma ou mais cáries e até mesmo a sua perda.
Essa enfermidade é muito comum nos seres humanos. Estima-se que 50% das pessoas irão te-la de alguma forma, antes de chegar na sua idade adulta. Devido a sua grande proliferação, grande parte dos médicos ginecologistas e obstetras aconselham que as mulheres que estejam grávidas cuidem bem da sua saúde bucal para não prejudicar nem a si mesma, nem ao seu bebê.
A gengivite se torna ainda mais comum em mulheres grávidas devido ao aumento hormonal que acontece no organismo durante todo o período gestacional, que faz com que hajam exageros na produção das placas. Esse processo se torna ainda mais frequente após o segundo mês de gestação da mulher.
Principais sintomas
- Inchaço;
- Sangramento;
- Sensibilidade ao toque;
- Avermelhamento;
- Sensibilidade das gengivas;
Tratamento
O tratamento das gengivites é realizado de uma forma simples e prática, onde os dentistas indicam que a mulher escove os dentes regularmente, de preferência após todas as refeições, de dois à cinco minutos. O fio dental também deve ser utilizado várias vezes ao dia, principalmente após o café da manhã, almoço e janta.
Existem ainda algumas limpezas dentárias nos consultórios odontológicos indicados para as grávidas, mas eles só deverão ser feitos com a recomendação do dentista e caso seja necessário.
Aviso: sempre que for à um dentista ou a qualquer tipo de médico, clínica ou laboratório fazer exames e etc, avise que está grávida e de quantos meses está a sua gestação, pois os procedimentos são diferenciados nesses casos sendo que alguns não podem nem ser realizados porque pode há riscos de prejudicar a sua saúde e a do bebê.
Como prevenir a gengivite?
- Faça consultas regulares com seu dentista (principalmente se sentir desconfortos bucais);
- Evite a ingestão de açúcares, gorduras, etc;
- Procure fazer uma dieta saudável e que produza bons nutrientes para você e para o bebê;
- Não se esqueça de usar fio dental todos os dias;
- Deixe a preguiça de lado e leve mais tempo para escovar os seus dentes;
- Na escovação, não pressione tanto a escova contra os dentes, faça movimentos circulares e suaves;
- Enxague bem a boca após a escovação;
- Peça ajuda ao seu dentista para comprar um bom creme dental que previna o aparecimento de placas bacterianas;