O FGTS ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço trata-se de um projeto de proteção ao trabalhador, isso porque disponibiliza o pagamento de valores ao indivíduo, caso ele não tenha sido demitido por justa causa. No início de todos os meses, o empregador deve realizar o depósito na conta aberta do empregado.
Esse programa de beneficiamento foi criado pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), banco no qual são realizados todos os depósitos. O valor mensal correspondente desse processo equivale à 8% do salário de cada funcionário.
O acompanhamento do extrato do fundo de garantia pode ser efetivado pelo trabalhador gratuitamente, desde que ele possua o número do NIS (PIS/PASEP) e tenha sua senha logada na página do banco, que é adquirida através do cadastramento online. Para efetivar esse processo, siga os passos abaixo:
» Acesse esse LINK;
» Digite o número do seu NIS (PIS/PASEP);
» Se você for cadastrado, digite a senha, clique em “OK” e realize a consulta;
» Caso não possua a senha, digite o número do NIS (PIS/PASEP), clique no comando “Cadastrar senha” e efetue o seu cadastro para poder continuar sua consulta;
Atenção!
Caso você não possua o número do seu NIS (PIS/PASEP), vá até a agência da CEF mais próxima e solicite-o.
Curiosidade
O extrato do FGTS também pode ser visto por e-mail e celular, através de mensagens de texto. Para saber mais sobre o assunto e solicitar essa facilidade, procure uma agência da Caixa!