Fc Noticias

Comportamento das Abelhas Jataí

As abelhas Jataí correspondem a um dos animais nativos do Brasil, sendo muito conhecido em toda a extensão do país, isso porque se faz como uma das espécies mais cultivadas por meliponicultores, por causa das suas características físicas e comportamentais extremamente favoráveis para essa prática.

Mesmo sendo rústicas, essas abelhas possuem grande capacidade de sobreviver em variados ambientes, como em zonas urbanas. Um dos pontos que as diferenciam das outras espécies existentes, é a não presença de ferrão em sua estrutura corporal, o que faz com que elas sejam mais mansas e próximas do homem.

Jataí em seu ninho.
(Créditos da foto: http://filhaunic.blogspot.com.br/)

Em relação a sua aparência, pode-se notar uma tonalidade amareada e com pequenas faixas pretas no abdômen, tórax, corbículas e cabeça. Suas pernas são pardacentas, tendo como o seu tamanho total aproximadamente 4 milímetros de comprimento, na sua idade adulta.

Classificação

A construção dos seus ninhos é realizada com cera, geralmente em espaços ocos. Sua entrada possui o formato de um dedo de luva, tendo ramificações por toda a sua estrutura, para que consigam se proteger ou escapar na presença de algum perigo, como as formigas.

Sua multiplicação ocorre em releiras em formação, que pode ser projetada para seu cultivo. O alimentos geralmente ficar armazenado em potes ovóides, onde a rainha se alimenta através da produção dos ovos tróficos fornecidos pelas abelhas operárias.

Em relação ao seu comportamento, pode-se observar que diferentemente das outras abelhas, seu temperamento é dócil e fácil de manipulação. Quando são provocadas, sua reação é morder a roupa do indivíduo ou se enroscar nos seus cabelos. O mel que elas produzem é claro, descrito como um dos melhores para serem consumidos, isso porque possuem um aroma e gosto delicioso.

Sair da versão mobile