Mesmo existindo várias espécies entre si ( aproximadamente 126 espécies), as corujas costumam ter quase sempre o mesmo comportamento. Esse animal é muito conhecido em quase todo o mundo, principalmente no Brasil, na Groenlândia, na Antártica e em várias ilhas remotas. É considerada muito importante para a cultura grega, sendo um símbolo de sabedoria e ligação com o mundo espiritual na região.
As corujas pertencem a família Strigidae e são da ordem Strigiformes. De aparência peculiar, são ótimas caçadoras, discretas e tímidas. Costumam ter hábitos solitários, noturnos e é considerado um animal rapino. O seu voo é um dos mais silenciosos entre as aves, isso deve-se ao formato das penas. As corujas, também, é um dos poucos animais que não transmitem nenhum tipo de doença aos seres humanos.
Características
- Olhos grandes rodeados por um disco de penas;
- Visão binocular;
- Quase não enxergam de perto;
- Ótima visão em locais com pouca luz;
- Sua cabeça pode girar até 180°;
- Orelhas não visíveis;
- Audição aguçada;
- Conseguem caçar no escuro;
- Plumagem densa e macia;
- Possuem cores escuras, normalmente misturados com tons amarelados ou esbranquiçados;
- Existem ainda corujas com aspecto acinzentado e outras totalmente brancas (que habitam no pólo norte).
Reprodução
O acasalamento acontece quando um macho oferece uma presa para uma fêmea e ela aceita. Estima-se que a cada postura, as fêmeas botam cerca de 3 à 4 ovos. O tempo de incubação costuma ser 33 dias. O primeiro voo dos filhotes acontecem aproximadamente 75 dias depois. A estimativa de vida das corujas variam muito, mas costuma ser entre 15 à 20 anos.
Alimentação
As corujas costumam se alimentar de aranhas, camundongos, gafanhotos, grilos, ratos, entre outros. Existem algumas espécies que são especializadas na pesca, tal como as que habitam nas Filipinas. Elas costumam engolir a presa inteira e depois recogitam, o que não aproveitam (tal como os ossos, as penas, etc).
Predadores
Os principais predadores das corujas são os gaviões, as cobras e os gatos do mato. Mesmo sendo um animal com uma aparência tranquila e parada, dá bastante trabalho para os seus predadores.
Curiosidade
No Brasil existem cerca de 18 espécies de coruja, sendo a menor delas chamada de caboré e a maior é conhecida como mocho orelhudo.