No geral, quando uma cadela fica prenha ou grávida, é comum que algumas alterações em seu comportamento sejam percebidas pelos donos. Além de mudanças na “personalidade” comum, há também mudança de alguns hábitos que podem variar de animal par animal.
A maioria das alterações de comportamento são alterações opostas. Ou seja, se o animal costuma ser muito agitado, provavelmente ficará mais calmo durante a gestação. Se for muito calmo, a tendência é ficar mais agitado. Os hábitos alimentares também podem mudar e na maioria das vezes, a cadela come mais que normal e seleciona mais o que comer.
Não é bom que a cadela fique perto de outros machos durante a gestação pois é possível que ela avance neles caso estejam mal intencionados.
Há também um comportamento típico de cadelas no período gestatório que é o de preparar uma espécie de ninho para receber os filhotes. Nesse processo, é normal que ela cave algum buraco e o preencha de coisas que considera confortável para o momento do parto e a criação dos filhotes.
Ao perceber essas mudanças de comportamento, o ideal é levar seu bichinho a uma clínica veterinária para que possam ser feitos os diagnósticos mais precisos e saber se há algum fator de risco para a cadela e para os filhotes.