Cada gás possui as suas particularidades e as suas características específicas. Por causa dessas informações é que cada cada um dos seus compostos são estudados separadamente para que seja analisado as diferenças que decorrem entre si. A maior parte das variações dos gases são vistas quando os mesmos são colocados em certas temperaturas.
O que são gases reais?
Os chamados gases reais possuem singularidades moleculares, mas se forem colocados a baixas pressões e altas temperaturas, irão se manifestar com muita semelhança. Um exemplo disso é o nitrogênio e oxigênio.
O que são gases perfeitos?
Os gases perfeitos são aqueles que possuem mais semelhanças com os gases reais. A aproximação dos dois se faz mais forte quando a temperatura for maior e a pressão cada vez menor.
Lei geral:
P0 V0 / T0 = pV / T
(Essa lei pode ser utilizada para verificar quando as variáveis dos gases apresentam variações).
Onde:
- P0 é a pressão inicial;
- V0 o volume inicial;
- T0 é o tempo inicial.
Existem ainda três grandes químicos que ditaram suas leis dentro desse processo dos gases, veja.
Lei de Charles
Essa lei se dá quando a massa de um gás considerado perfeito sofre uma transformação isocórica, isto é, onde a pressão é diretamente proporcional à temperatura absoluta e seu volume se mantém constante por todo o processo.
Lei geral:
P0/T0 = p/T
Lei de Boyle
Esse processo se dá quando um gás sofre uma transformação isotérmica, onde a pressão é inversamente proporcional ao volume ocupado e sua temperatura é mantida constante.
Lei geral:
P0V0= pV
Lei de Gay-Lussac
Esta lei deve ser usada quando o gás sofre uma transformação isobárica, onde a pressão é constante e o volume do gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta.
Lei geral:
V0 / T0 = V / T
Experiência e exemplo do comportamento físico dos gases