A compostagem é realizada com uma mistura de resíduos orgânicos que após algumas etapas e meses forma adubo natural utilizado em cultivo de várias plantas. Esse processo foi inventado com o intuito de diminuir a poluição orgânica e também porque era um meio mais fácil de enriquecer o solo em regiões rurais para favorecer as lavouras e plantações de várias famílias.
Como o processo acontece?
Esse processo acontece devido ao contato dos próprios micro-organismos dos resíduos orgânicos que quando entram em contato com a terra e com as condições do ambiente, como a temperatura, a umidade e a aeração se transformam em adubo.
É muito comum ver a compostagem orgânica em regiões rurais, em casas e até mesmo em apartamentos.
Para quem pensa que em apartamento não dá para aderir
essa prática de sustentabilidade e obtenção de adubo, se engana. Fazer isso em apartamento é ainda mais fácil pois o conteúdo não será utilizado em uma grande área e com isso não será necessário que seja produzido em grande quantidade – apenas se a pessoa desejar.
Como fazer uma compostagem em apartamento?
* Separe o lixo orgânico e deixe-o secar – escolha de preferência cascas para isso, pois assim evitará o mau cheiro durante o processo de compostagem;
* Após as cascas secas e bem despedaçadas, é necessário que se tenha um saco resistente, terra e folhas;
* No saco, coloque uma camada de terra e outra do lixo orgânico até que ambos acabem e por cima coloque as folhas;
* Feche o saco e deixe-o na varanda ou em algum lugar que ele possa pegar sol de vez enquanto e para que esteja em contato com uma certa umidade.
Dessa forma, após três meses o processo já aconteceu e os resíduos viram adubo, sem causar mau cheiro, sem sujar o apartamento e sem deixar qualquer sujeira.
Após o adubo orgânico pronto, basta que a pessoa misture um pouco dessa compostagem com a terra dos vasos das plantas que possui. Assim elas terão mais vida e cresceram de maneira mais saudável.
Ambientes fechados e com pouco espaço como em apartamentos, é indicado que sejam colocadas plantas, mesmo que poucas e de tamanho pequeno para purificar o ar, além disso, ainda irá proporcionar uma maravilhosa estética em fator decorativo.