O determinismo biológico corresponde todas as situações que atribuem as capacidades psicológicas e físicas dos indivíduos relacionados a sua etnia, ao grupo em que pertence e a sua nacionalidade, isto é, onde cada ser humano possui características da influência de sua cultura.
Antropólogos afirmam que uma criança, mesmo que tenha nascido na China, caso seja levada para a Rússia, irá adquirir a cultura e os conhecimentos ensinados no país onde está sendo criada, independente da sua etnia, cor, sexo, raça ou classe social. Este conceito é considerado como a base do conhecimento científico da natureza, porque consegue afirmar a existência das relações entre os fenômenos naturais e os seres humanos.
Um dos autores que se destacam em relação aos conceitos do determinismo biológico é o Roque de Barros Laraia, que faz várias citações em seu livro Um Conceito Antropológico, onde diz que “A espécie humana se diferencia anatômicamente e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente”.
Assim, podemos concluir que o determinismo biológico pertence a força de certas causas, sejam elas internas ou externas dentro de uma sociedade.