O uso de anabolizantes pode trazer consequências graves aos usuários. Essa mensagem já foi é ainda é transmitida por toda parte, mas ainda sim é comum sabermos que muitas pessoas morreram ou até mesmo perderam algum membro do corpo por causa do uso de anabolizantes. Os céticos sempre dirão “aquela pessoa morreu porque não sabia como usar” ou “Ele usou demais“, a verdade é que não existe tal coisa de saber ou não usar, as consequências sempre irão ocorrer com o uso dessas substâncias ilícitas.
Mesmo que alguém relate que já usa há algum tempo e que não sentiu nenhum problema, provavelmente no futuro ela passará por problemas. os anabolizantes podem ser usados sim, mas apenas com prescrição médica. Além de serem manipulados de outra forma, também são injetados em quantidade minima nos pacientes que necessitam.
Os esteroides androgênicos anabólicos, também conhecidos como anabolizantes, são derivados da testosterona que é o hormônio masculino, eles afetam o crescimento celular nos tecidos como ossos e músculos, ele pode trazer consequências como:
- Aumento de acnes
- Queda de cabelo
- Distúrbios das funções do figado
- Tumores no figado
- Comportamento agressivo
- Paranoia
- Alucinações
- Psicoses
- Coágulos no sangue (que pode ocasionar em infarto)
- Retenção de líquidos
- Pressão alta
- Perca das funções sexuais
Em mulheres as consequências podem ser ainda mais desastrosas como gerar características masculinas, a voz ficando mais grossa, surgimento de pelos por todo o corpo e o aumento do clitóris. Também pode provocar alterações na menstruação e diminuição dos seios e do apetite.
Nos adolescentes o risco também é grande já que ele entrara em um processo de maturidade precoce, pode aumentar a frequência cardíaca, formação óssea acelerada, entre outros problemas. Portanto, o uso de anabolizantes pode trazer consequências graves e jamais deve ser usado sem recomendação médica.