Viajar de moto é muito bom, nos dá uma sensação de liberdade não é mesmo? Mas uma viajem sem planejamento pode ser um verdadeiro desastre, além de ser uma aventura muito perigosa. Lógico que todos sabem que é preciso fazer uma revisão na moto antes de qualquer viagem, mas a experiencia também conta muito nestes momentos. Alguns pilotos por exemplo, podem cometer o erro de sair com pneus novos que são muito escorregadios sem fazer o aquecimento dos mesmos antes.
Preparação
A primeira coisa a se fazer é o preparo. Ter todo o equipamento para motociclistas é essencial, como capacete, roupa térmica, baú para levar itens necessários na viagem, kit de reparo elétrico e pneus. Garantir alimentos e meios de comunicação para eventuais problemas, barraca para dormir, kit para cozinhar, são essenciais.
Revisão
O mais importante para qualquer viagem é a revisão, uma boa avaliação na moto dirá se ela está apta à quilometragem que pretende percorrer. Lembre-se de conferir a lubrificação, também é sempre uma boa ideia levar fusíveis reservas e duas ou três lâmpadas, incluindo uma que pisca, para estar preparado caso houver qualquer eventualidade.
Dicas
Algumas dicas podem ser valiosas na hora de realizar uma viagem longa de moto:
- Procurar um mecânico de confiança para a revisão ou uma autorizada;
- Se possível parar a cada 2 ou três horas para esticar descansar;
- Não tentar de maneira alguma viajar cansado, sempre opte por parar e dormir;
- Usar o equipamento completo de proteção;
- Sempre prepare o roteiro da viagem antes de partir para saber possíveis pontos de parada e paradas planejadas;