O abacaxi é um fruto originário de terras brasileiras e há séculos foi cultivado por etnias indígenas que aqui viviam. É produzido principalmente em clima tropical e subtropical e consumido em quase todo o mundo.
O fruto pode ser utilizado tanto para consumo direto como na industrialização onde transforma-se em produtos variados como pedaços em calda, cristalizados, sucos, licores, vinhos, vinagre, aguardente e geleias, como também subprodutos do abacaxi como álcool, ácidos e bromelina. O consumo de abacaxi reforça as reservas de vitaminas A, B e C, além de contribuir para a reposição cálcica.
A produção brasileira do abacaxizeiro é a terceira maior do mundo e é produzido em larguíssima escala em Rondônia. Os métodos de irrigação potencializam a produção do fruto. Só Rondônia dispõe de 245 hectares para o plantio do abacaxi, totalizando o número de 62.597 hectares de toda produção brasileira (Rondônia, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rio Crespo e Alto Paraíso). Só no ano de 2001, a produção brasileira chegou a 1,43 milhões de frutos.
O fruto pode ser plantado o ano todo, porém os agricultores preferem o plantio em épocas chuvosas que facilitam o desenvolvimento inicial da planta. É geralmente plantado na disposição de filas duplas, em declive com presença de curvas de nível.