Fc Noticias

Curso de mergulho profissional preços e dicas

O mergulho se tornou uma das técnicas mais trabalhadas em centros com modalidades aquáticas no país, tanto para que esse aprendizado se torne uma forma de lazer, quanto para práticas mais elaboradas e/ou profissional.

Os conhecimentos e habilidades avançados são dinamizados através de cursos preparatórios, onde a instituição viabiliza por algum tempo técnicas específicas para mergulho com ar comprimido em pequena, média e longa profundidade.

O Curso de Mergulhador Profissional é buscado geralmente por indivíduos que desejam se certificar e qualificar em tarefas subaquáticas, para desempenhar trabalhos, obras e pesquisas científicas. Um dos critérios essenciais para se inscrever nesse processo é mostrar uma excelente aptidão física em flutuar e nadar.

Quem pode fazer?

Mergulhadores profissionais.
(Foto: Reprodução)

Pessoas que tenham 18 anos de idade ou mais, tenham concluído o Ensino Médio (salvo algumas exceções) e demonstrem os requisitos citados no parágrafo acima.

Qual a carga horária?

Aproximadamente 300 horas totais.

Qual o conteúdo trabalhado no curso?

» Introdução ao Mergulho.
» Principais Básicos de Física aplicados ao Mergulho.
» Equipamento de Mergulho Básico (autônomo e dependente).
» Câmara de Compressão.
» Técnicas Marinhas.
» Prática de Mar I e II.
» Emergência e Resgate no Mergulho.
» Fisiologia e Emergências Hiperbáricas.

Preço

O valor do pacote total vai depender muito da empresa contratada, principalmente se ela não arcar com o preço dos materiais e equipamentos utilizados no mergulho. Para se ter uma base, a média de custo básico varia de R$ 150,00 à R$ 250,00 reais.

Onde fazer?

Existem várias instituições no país que promovem essa formação e é extremamente importante relatar se os profissionais que dinamizam os cursos são registrados e capacitados para tal. Uma boa ideia nesse processo é realizar uma pesquisa de mercado antes de fechar qualquer tipo de contrato.

Nos estados litorâneos, com mais relevância na região Nordeste, é ainda mais fácil encontrar escolas que promovem esse tipo de articulação, sendo o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) um dos mais procurados.

Sair da versão mobile