Pós graduação são os cursos que completam e especializam a formação acadêmica dando a ele uma inserção mais profunda e especifica, condicionando-o ora cientificamente, ora tecnicamente alcançar competências impossíveis no âmbito da graduação.
Os curso de pós graduação são subdivididos em duas categorias, o latu sensu, esses abarcam saberes voltados para o questões de atuação profissional, dando esteio técnico a uma area; e o stricto sensu, que são aqueles que visão uma maior embasamento teórico cientifico aos graduados, e pode ser classificados em Mestrado e Doutorado.
O mestrado visa tornar mestre o graduado, tem duração média de dois anos, nesse tempo o cursando precisa desenvolver a capacidade de solucionar, teorizar e discursar sobre questões específicas e gerais de forma autônoma ao final, deve se defender uma tese, uma espécie de afirmação pública do êxito.
Para receber o diploma você precisa ainda dominar outra língua, usualmente a inglesa e todo seu curso é voltado para o ato de lecionar.
O Doutorado é uma especialização ainda mais profunda em alguma area do saber e visa fomentar a capacidades de pesquisas científicas, para virar um doutor é preciso defender a tese, todo esse processo dura cerca de quatro anos.
No Brasil a procura por cursos do tipo latu sensu tem sofrido substancial aumento, essa modalidade de ensino em um sucinto espaço de tempo traz qualificação ao profissional, com isso, o mercado de trabalho torná-se-a mais receptivo ao candidato, graças a valorização curricular.
Com o aquecer da economia brasileira cresceu também a necessidade de mão de obra qualificada, e isso, faz com que a pós graduação seja mais valorizada em algumas carreiras, muitos estudantes notando está deficit de material humano conduzem seu estudos para aqueles campos de atuação, veja a seguir quais são eles:
-Gestão Saúde: segundo pesquisas as areas da saúde serão as maiores contratadoras do país, cursos de especialização em medição, por conseguinte, significaram um aumento considerável nas folhas de pagamento.
-Engenharia de Produção: O Brasil evidência um rápido avanço industrial, tornando este um campo fértil para novas oportunidades, onde especialistas são essenciais.
-Gestão Ambiental: O mundo caminha rumo a uma maior preocupação com as questões ecológicas hoje a sustentabilidade dos empreendimentos e edificações tornou-se regra, ai entra o gestor ambiental, ele é responsável por analisar possíveis impactos causados ao ecossistema.
-Gestão Tributária: Como sabemos a sistema de impostos brasileiros, é um dos mais burocráticos do planeta, para conseguir desenvolver em meio a tantas alíquotas os empreendimentos precisam de um boa gestão tributária, ter essa especialização curricular fará de você um profissional altamente requisitado.