Muitas pessoas não entende as áreas de mercado em que um cursado em Turismo pode atuar, pensando muitas vezes que esses profissionais se graduam apenas como guias, mas não é bem assim o campo ofertado é bastante convidativo e abrangente, abarcando todas as questões inerentes a áreas turismo.
Segundo o Ministério do Turismo do Brasil, esse campo vem crescendo a olhos vistos nos últimos anos, com um ritmo de desenvolvimento de 10% ao ano, espera com a chegada da Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016 o aquecimento ainda maior. Existe ainda varias modalidades curso, a graduação universitária que geralmente dura quatro anos e se foca nas areas de marketing, administração e serviços contábeis, dando atenção as disciplinas de humanas e atividades de campo, ao final formando-se como turismólogo, estando capacitado para elaborar projetos e coordenar qualquer operação ligada ao sua zona de formação.
Outra opção são os cursos técnicos que tem por finalidade capacitar o indivíduo para guiar pessoas dentro da area de visitação, o turismólogo não está apto a esse tipo de trabalho voltando seus esforços para o administrar o turismo e suas adjacências, o técnico, portanto, se gradua em guia de turismo, única profissão atrelada ao Turismo reconhecida pelo Ministério do Trabalho.
O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) organização governamental que a mais de 65 anos trabalha visando o desenvolvimento profissional dos brasileiros, é um dos únicos órgãos legalizados pelo ministério do Turismo para oferecer cursos e atividades no ramo Turístico, lá você pode graduar para guia regional, nacional e até internacional, e o melhor ainda tudo pode sair gratuito, após concluir sua formação você deve se inscrever no Ministério do Turismo, para estar apto a exercer a profissão.
Os cursos técnicos oferecido pelo Senac visa capacitar o estudante para assistir, orientar e conduzir os turistas durante passeios, traslados, visitas, e coisas do gênero, versando sobre os paramentos culturais, históricos, ambientais, sociais e legislativos sobre o local em questão, que possam ser aumentar o conhecimento dos visitantes e aguçar o espírito da descoberta. Podendo trabalhar tanto autonomamente quanto, para outras empresas em vários seguimentos, como hotelaria, agências de viagens, transporte e operadoras turísticas, existe muitas possibilidades para os guias.
Para conseguir a excelência dos aprendizes o Senac conta com parceiros com a GTTP, reconhecida internacionalmente permitindo que o curso traga para seu panteão o itinerário de regras básicas que vigora em uma parcela considerável de pais sobre esse tocante. Através do Passaporte Senac permite viagens técnicas no qual o aluno tem a oportunidade de experimentar em campo sua profissão e fazer apontamentos sobre os contextos evidenciados.
Em entidades particulares os preços dos cursos podem variar muito, partindo geralmente da casa dos R$ 600,00, contudo, é importante analisar as disciplina trabalhadas, a duração e a opinião normalmente associada a aquele curso. Outra dica é ter domínio em línguas estrangeiras de preferência o inglês e o espanhol, tornando mais fácil sua interação com os visitantes e aumentando as chances de arrumar um bom emprego, assista o vídeo a seguir http://www.youtube.com/watch?v=RAfzrOU5wMA que esclarece bem esse assunto.