A maturidade é definida em muitos dicionários como sendo o efeito ou circunstancia no qual uma pessoa se encontra em uma fase adulta ou quando algo ou alguém completa o seu desenvolvimento, esse conceito aplicado biologicamente pode está se referindo a uma pessoa que atinge o auge do desenvolvimento do seu corpo ou juridicamente falando pode estar se referindo a uma pessoa acima de 18 anos.
Pensando como uma reflexão filosófica é difícil dizer que alguém tem maturidade ou não, você não está necessariamente fazendo algo imaturo quando por exemplo começa a assistir um desenho ou ainda gosta de comer sorvete no café da manhã, isso são apenas questões relacionadas a gosto e não a maturidade.
Se pensarmos de uma forma mais concreta a maturidade está intimamente ligada a responsabilidade e a experiência, sendo assim a maturidade não está necessariamente ligada a idade, portanto uma pessoa jovem pode ser considerada uma pessoa matura, isso vai depender muito das experiências de uma pessoa e de como ela sabe se portar diante de uma situação.
Para tentar deixar mais claro podemos tentar por forma de uma licença poética tentar exemplificar o que pode ser considerado maturidade.
- Maturidade é quando você termina uma relação e aceita isso com naturalidade.
- Maturidade é saber se controlar no momento em que a raiva aflora.
- Maturidade é não desanimar ou desistir de algo só porque não deu certo uma vez.
- Maturidade é saber cumprir as suas obrigações.
- Maturidade é seguir as leis.
- Maturidade é saber ter paciência em todas as situações.
- Maturidade é saber encarar as situações sem se vangloriar ou contar vantagem.
- Maturidade é ser capaz de viver em paz com a sociedade.