Comprovado que o nível de testosterona baixo afeta o libido dos homens, a depressão é uma doença difícil de lidar. O seu tratamento pode levar anos e cada pessoa pode reagir de maneiras diversas ao tratamento. Não existe nenhum estudo que comprova que os níveis de testosterona podem baixar por causa da depressão, entretanto alguns especialistas afirmam que há essa possibilidade.
Os níveis de testosterona do homem costuma diminuir a partir 50 anos, isso pode influenciar no próprio libido do individuo. consequentemente pode levar á depressão. Algumas pesquisas indicam que o tratamento de reposição de testosterona pode ajudar substitucionalmente no tratamento da depressão. Já que a testosterona do homem está ligado as emoções como o interesse sexual, a hostilidade ou o humor, tudo isso, está ligado diretamente ao cérebro.
Em casos onde a depressão leva a diminuição do nível de testosterona, é preciso fazer acompanhamento médico com um psicologo e através da analise da vida da pessoa, o médico poderá chegar ao motivo ou motivos que tenha levado o individuo á depressão. A partir daí, com o paciente, o profissional inicia uma procura soluções praticas de como evitar a depressão e melhorar a qualidade de vida da pessoa.
Muitas pessoas acabam adquirindo os sintomas da depressão mas não admitem a doença ou não procuram ajuda profissional. Se você apresenta sintomas como:
- Perda de energia ou interesse
- Humor deprimido
- Dificuldade de concentração
- Dificuldade de tomar decisões
- Pessimismo
- Sentimento de pesar ou fracasso
- Dificuldade para começar a fazer suas tarefas
- Sentimentos de culpa injustificáveis
- Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual
Esses são alguns dos sintomas mais comuns relacionados a depressão, procure um psicologo e comece um tratamento.