Foi descoberto por historiadores que na pré história o deserto do Saara tinha um aspecto totalmente diferente do que possui agora. Ao contrário de uma extensão coberta de areia, o deserto tinha um lago imenso, abrigava povos em suas margens, tinha uma vegetação magnifica que alimentava tanto as pessoas quanto os animais que ali viviam.
O deserto do Saara se localiza na região do norte da África. Sua localização está em volta do Mar Mediterrâneo, do rio Níger, do Oceano Atlântico e do mar Vermelho. Mesmo sendo a maior parte de sua extensão coberta de areia, o deserto possui montanhas rochosas, penhascos, pedras e alguns oásis que possui pouca quantidade de água e uma pequena vegetação.
Mas com o passar do tempo, esses oásis foram desaparecendo de todos dos desertos, inclusive do Saara, fazendo com que as viagens que eram feitas por ali ficassem bem mais difíceis, muitas pessoas não conseguiram se adaptar as mudanças e alguns vieram a óbito pela escassez de água e falta de comida, além de sofrerem com a insolação.
A temperatura do deserto pode chegar a 50°C durante o dia, mas a noite o clima muda radicalmente, podendo fazer até -5°C.
Povos que vivem no Deserto
Os únicos povos que ainda vivem nessa região, que lutam para a sua sobrevivência num espaço com tantas modificações e dificuldades são os beduínos e os tuaregues.
Pesquisas atuais mostram que o deserto pode voltar a ter vários oásis por causa das transformações que o mundo vem constatando, principalmente com as mudanças das paisagens e climas que o aquecimento global está proporcionando para a Terra e para os seres vivos, destacando ainda que pelas inclinações causadas ao planeta por desastres ambientais que tanto o deserto pode virar mar quanto o mar pode voltar a ser deserto.
Curiosidade
O deserto do Saara é o maior deserto quente do mundo, mas na escala de desertificação, sem constatar o clima, ele perde para a extensão do deserto da Antártida.