Dicas De Redação: Como Estruturar Um Texto Dissertativo-Argumentativo De Forma Clara E Objetiva.

A redação é uma das habilidades mais importantes que um estudante pode desenvolver ao longo de sua trajetória acadêmica. Uma das formas mais comuns de redação que os alunos são solicitados a realizar é o texto dissertativo-argumentativo, que consiste em apresentar uma tese e argumentar a favor dela de forma clara e objetiva. Neste artigo, iremos apresentar algumas dicas valiosas para estruturar um texto dissertativo-argumentativo de maneira eficiente.

Em primeiro lugar, é fundamental que o texto tenha uma introdução que apresente o tema de forma clara e sucinta. Nesse primeiro parágrafo, o estudante deve apresentar a tese que será defendida ao longo do texto, além de contextualizar o assunto e chamar a atenção do leitor. Por exemplo, se o tema for a importância da preservação do meio ambiente, o estudante pode começar sua introdução com uma frase impactante como “O futuro do planeta está em nossas mãos”.

Após a introdução, o aluno deve desenvolver os argumentos que sustentam a sua tese. É importante que cada parágrafo do desenvolvimento apresente um argumento diferente, de forma a enriquecer a discussão e convencer o leitor da validade da posição defendida. Para isso, o estudante pode utilizar dados estatísticos, exemplos do cotidiano, citações de especialistas ou referências bibliográficas que embasem seus argumentos.

Além disso, é fundamental que o texto apresente uma sequência lógica de ideias, com uma transição suave entre os parágrafos. Para isso, o aluno pode utilizar conectivos como “além disso”, “por outro lado”, “contudo”, entre outros, que ajudam a encadear as argumentações e tornar o texto mais coeso.

Por fim, a conclusão do texto deve retomar a tese apresentada na introdução e reforçar os principais argumentos defendidos ao longo do desenvolvimento. Nesse momento, o aluno pode apresentar uma proposta de solução para o problema discutido, ou fazer uma reflexão sobre as consequências de não se adotar determinada posição.

Para exemplificar, suponhamos que o tema do texto seja a redução da maioridade penal. O estudante pode iniciar a introdução apresentando a tese de que a redução da maioridade penal não é a solução para a violência no país, e ao longo do desenvolvimento argumentar em favor dessa posição utilizando dados sobre o sistema carcerário, relatos de especialistas em segurança pública e exemplos de países que adotaram medidas mais eficazes de combate à criminalidade. Por fim, na conclusão, o aluno pode reforçar sua tese e sugerir alternativas para reduzir a violência, como investimento em educação e políticas sociais.

Em resumo, para estruturar um texto dissertativo-argumentativo de forma clara e objetiva, é importante seguir uma sequência lógica de ideias, apresentar argumentos consistentes e utilizar exemplos e dados que embasem a tese defendida. Com prática e dedicação, os estudantes podem aprimorar suas habilidades de escrita e se tornar mais eficientes na produção de textos acadêmicos.

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