Natal é uma festa tradicional presente em praticamente todo o mundo em que o cristianismo influenciou e graças a industria cultural em traduzir comercialmente os valores de irmandade em mercadorias, é nesse período que as lojas conseguem o maiores picos vendas, e por esse motivo é o momento que os empresários mais investem no fomento.
Algumas dicas podem ajudar a você empreendedor a dar um up grade ainda maior em suas vendas de Natal, uma delas é investir no marketing dos produtos, aposte uma vitrine criativa e procure colocar em evidência os artigos que os clientes normalmente mais procuram; outra boa dica é facilitar as formas de pagamento para o cliente, sempre negocie o preço afim de que o comprador acredite quer está conseguindo uma boa oferta, varie ainda as formas de pagamento e diminua os juros; invista também no novo, todo mundo gosta da surpresa e nada melhor de que chegar em um lugar com uma ideia e encontrar uma ainda melhor; faça também promoções, vendas casadas, esse tipo de ataque é sempre bom porque afinal é o que toda pessoa procura na hora das compras.
Nada do que foi dito acima irá funcionar se seu foco for o lucro e não o cliente, sua lucratividade será uma consequência da satisfação do comprador e para que isso acontece é preciso um trabalho personalizado focado em boa qualidade de atendimento. A primeira regra para isso é ter um bom quadro de funcionários, parece ser algo obvio mas é nisso que muitas lojas pecam e, por conseguinte, perdem muito da clientela mesmo com os melhores preços.
Mas, por que isso acontece ? No Natal os comerciantes veem, devido o significativo aumento esperado nas vendas, a necessidade de reforça sua equipe de atendentes e pela rapidez com que precisa encontrar novos funcionários acaba por não ter tempo de avaliar a forma do trato daquele com os clientes. Grande parte desses funcionários novos já sabem que são apenas um tapa buracos assim não se empenham e nem vestem realmente a camisa da empresa, o tapa buracos pode causar um buraco ainda maior no seu lucro.
Quer ter um bom quadro, contrate, pois, com antecedência, faça treinamentos e disponibilize vagas para a efetivação, o temporário, com isso, irá dar o seu máximo para atingir as metas. Cuidado também com as promoções, ser muito conservador não é bom no jogo do mercado, mais impulsivo é pior ainda, tente achar um meio termo não invente promoções quer fujam do orçamento, faça planejamento, que o Natal será uma dadiva em vendas para você.