A cozinha vem se tornando um ambiente cada vez mais decorado nas residências de todo o país, tendo como principal razão os inúmeros adereços, móveis, tinturas e produtos que podem ser dinamizados pelo cômodo, proporcionando mais conforto e praticidade aos integrantes da casa.
Esse processo não é tão simples quanto pensamos, muitos fatores estão envolvidos nessa articulação, não importando se seu modelo será mais aberto ou fechado, os cuidados são basicamente os mesmos. Por isso, é essencial ser bastante criativo, atencioso e organizado.
Todo o projeto deve ser executado em cima de necessidades, como quantas pessoas morarão na casa/apartamento, se receberão muitas visitas ou não, se cozinham com frequência, se possuem muitos ou poucos móveis, se gostam de muito espaço, entre outras particularidades.
Para ajudar nisso, confira a seguir alguns pontos bases que não podem ser deixados de lado nessa projeção:
⇒ 1. Contrate um bom profissional, coloque todas as ideias que possui e peça dicas para ele, assim conseguirá montar algo bem legal, prático e ao seu estilo.
⇒ 2. Planejem de várias maneiras como poderão ficar encaixados todos os móveis e eletrodomésticos (caso queira mudá-los de lugar), para que assim consigam fazer uma melhor articulação da rede elétrica, hidráulica e os pontos certos para a colocação das tomadas e interruptores.
⇒ 3. Tentem assimilar os produtos que irão compor a cozinha de acordo com os seus tamanhos e alturas, procurando visualizar as suas posições para não dificultar a limpeza do ambiente ou atrapalhar a passagem das pessoas.
⇒ 4. Escolha um ponto de ventilação para a cozinha, de maneira que o cômodo fique mais fresco e bem iluminado, evitando gastos de energia ao longo do dia.
⇒ 5. Invista em excelentes revestimentos, pisos, forros, tubulações e fiações elétricas, para evitar probleminhas em um futuro mais próximo, como quedas e as incômodas infiltrações.
⇒ 6. Compre móveis, eletrodomésticos, utensílios de cozinha e acessórios de boa qualidade e marcas conhecidas, assim eles terão uma maior durabilidade.
⇒ 7. As cores devem ser dinamizadas de acordo com o gosto dos moradores, podendo ir do clássico ao moderno, do simples ao rústico ou uma junção de estilos, desde que não seja nada tão exagerado.
⇒ 8. Sempre tenha em casa o projeto da planta de todos os ambientes, assim, se algum transtorno surgir, será mais fácil descobrir aonde mexer, evitando quebrar paredes sem necessidade, estragando os azulejos, piso, etc.