O RG (Registro Geral) ou Carteira de Identidade é um dos documentos de identificação do Brasil que todos os cidadãos devem ter. Para poder exercer direitos em ramos sociais, políticos, econômicos e em diversas áreas, é necessário que toda pessoa tenha sua documentação para que seja comprovada a sua veracidade ideológica e em alguns casos para saber informações mais aprofundadas sobre a sua situação.
Ela é emitida pela Secretária de Segurança Pública (SSP) de todos os estados brasileiros. É valida em território nacional e pode ser utilizada como documento de identificação em substituição de passaporte em alguns países da América do Sul – os componentes do Mercosul.
Documentos:
* 2 fotos 3×4 recentes;
* Certidão de Nascimento – original e cópia;
* Certidão de Casamento (para pessoas que, após o casamento, alteraram o sobrenome) – original e cópia;
* Certidão de Casamento Averbada (para pessoas que alteraram o sobrenome por separação ou divórcio) – original e cópia.
É possível anexar no RG alguns números de outros documentos caso possua, tais como CPF, RG escolar e o PIS/PASEP.
As pessoas que possuam menos de 16 anos de idade e desejam retirar o documento, deverão ir acompanhadas de seu responsável até um dos postos de atendimento da cidade com o seu documento de identificação em mãos e o documento o adolescente para que a solicitação seja feita.
Taxas:
* 1° via: gratuita;
* 2° via por motivo de roubo ou furto: se for apresentado o B.O. comprovando a veracidade da informação o RG é gratuito;
* 2° via por extravio, perda ou documento com danificações: aproximadamente R$ 30,00.