A garganta corresponde a uma das principais áreas do organismo, compreendendo dois dos mais relevantes órgãos para o desempenho de inúmeras funcionalidades corporais, que é a laringe e a faringe. Esses canais são responsáveis por viabilizar sentidos digestivos, respiratórios e auditivos, além de auxiliar a propagar a comunicação sonora.
Quando uma dessas regiões é afetada por um transtorno de saúde, sérios danos são promovidos para o organismo, como o seu fechamento, que por vezes pode vir a ser fatal ao indivíduo. De acordo com levantamentos de otorrinolaringologistas, as enfermidades que costumam fornecer esse tipo de sintoma são:
» Epiglotite;
» Alergia;
» Crises de pânico;
» Estresse;
» Depressão;
» Cânceres;
» Tireoide;
» Apneia Obstrutiva do Sono.
Outros sintomas envolvidos
Geralmente, o fechamento da garganta vem acompanhado de outros incômodos, como falta de ar, dor no peito, rouquidão, dificuldade em deglutir, febre, tosse, excesso de saliva, dor e chiado constante ao respirar.
O que fazer?
Assim que os sintomas começarem a se manifestar, um hospital ou clínica especializada deverão ser procurados, isso para que um diagnóstico preciso do quadro seja articulado. As causas da disfunção devem ser descobertas e tratadas. Quanto antes esse auxílio for solicitado, menos danos ao organismo sofrerá.
Complicações
Caso o tratamento médico seja demorado ou não fornecido, o enfermo poderá desenvolver distúrbios graves a saúde, como:
» Queimaduras ou infecções a garganta;
» Pneumonia;
» Meningite;
» Morte súbita.
Aviso!
Esse texto trata-se apenas de um informativo. Caso necessite de mais dados sobre esse desconforto ou orientações específicas, procure ajuda médica.