As dores nas costelas envolvem qualquer tipo de desconforto relacionado a região da caixa torácica. A enfermidade é uma das queixas mais frequentes nos consultórios médicos, principalmente pelas pessoas que trabalham ou ficam muito tempo na mesma posição diariamente.
Causas
- » Fissura, contusão ou fratura na costela;
- » Costocondrite;
- » Má postura;
- » Carregar muito peso;
- » Pleurisia;
- » Osteoporose;
- » Hérnia de disco;
- » Lombalgia (aguda ou crônica);
- » Artrose.
Devido as dores serem frequentes e consideradas normais, muitas pessoas não procuram ajuda médica para saber o que está acontecendo, isso faz com que o quadro do individuo agrave ainda mais, fazendo com que diversos fatores de risco surjam a médio e a longo prazo, principalmente em pessoas idosas.
Diagnóstico
Para saber quais são as causas das dores e desconfortos, o médico irá realizar uma anamnese com o paciente e solicitar alguns exames mais detalhados, tal como radiografias da área afetada.
Tratamento
Como existem diversas causas para essas dores, os tratamentos são realizados de maneiras diferentes á cada uma delas. Em alguns casos é necessário que os hábitos do enfermo sejam modificados, como o uso de medicamentos por exemplo. Fazer sessões de fisioterapia e em quadros mais graves um processo cirúrgico pode ser indicado.
Cuidados
Quando as dores começarem a ficar cada vez mais frequentes e intensas, procure um médico e realize o diagnóstico, assim os desconfortos serão tratados de forma rápida e não irão lesionar tanto assim a coluna cervical.
Dica: Para aliviar as dores, procure ter uma boa postura e ficar em repouso,em uma posição agradável, sempre que puder.