Existe um envólucro nos pulmões que visão facilitar as contrações da respiração e minimizar o atrito entre a caixa torácica e a órgão respiratório, essa camada é conhecida como pleura e quando, por algum motivo, inflama-se torna a dor pulmonar frequente.
As doenças mais frequentes que podem causar pleurites ou inflamações na pleura, são pneumonias tuberculose e ou câncer no pulmão. Explicaremos a seguir as causas detalhadas e como tratar-se do mal.
Motivos que causam pleurites:
Pneumonia: é uma infecção que atinge o aparelho respiratório, podendo ser causada por vírus fungos e bactérias, a última sendo mais frequente. Na maioria dos casos é resultado de gripes que não foram tratadas corretamente. Os principais sintomas dessa patologia são cansaço excessivo, insuficiência respiratórias, defluxo catarral amarelado, dor no peito, tosse e febre alta.
Tuberculose: essa doença é resultado do desenvolvimento no organismo do que é conhecido como bacilo de Koch, muitas pessoas tem-o incubado e transmite a outros através do espirro ou tosse. Quando o bacilo encontra as condições para se reproduzir e não é repreendido pelo sistema imunológico causa feridas nos pulmões e a formação de catarro,por isso, um dos principais sintomas é a escarro de sangue junto ao muco.
Câncer no pulmão: o desenvolvimento de um tumor nessa area pode ter dispares razões, entre elas pre-disposição genética, contato com algum tipo de material radioativo e o mais comum, o tabagismo. Os sintomas são praticamente os mesmos da tuberculose somado a perca de peso, o problema maior é que os sinais só aparecem quando a doença já se alastrou.
Principais formas de acabar com a dor no peito:
O primeiro passo ao sentir frequentes dores no pulmonares é se encaminhar para o hospital mais próximo, lá farão os exames necessários e detectaram as causas e o trato adequado.o
Se for uma pneumonia o tratamento varia desde antibióticos a internações para casos mais graves, vale ressaltar que essa doença responsável por um numero substancial de mortes em todo o mundo.
Se estiver com tuberculose o tratamento será realizado com rifamicina, isoniazida e pirazinamida num período que se estenderá por cerca de seis meses. Uma boa precaução contra a doença e tomar a a vacina BCG presentes no cartão de vacinação de todos os brasileiros.
No caso de câncer o tratamento pode incluir quimio, radio ou fototerapias intercaladas com cirurgias e ainda tratamento medicamentoso. Para evitar esse mal evite cigarros um dos principais agentes da doença.
Problemas com a pleura também podem ser ocasionados por outros males, portanto, o diagnóstico deve ser rápidos, a dor torácica pode ser um sinal de algum processo mais grave acorrendo no interior do seu peito.