Esse é um dos assuntos mais discutidos no mercado quando se trata de troca de peças do produto, a maioria das trocas de escapamentos são feitas em motos, mas também são encontradas em carros. A lei não proíbe que o consumidor troque o escapamento normal pelo esportivo, desde que ele garanta todas as funções regulares.
As pessoas, principalmente do sexo masculino, fazem essa modificação pelo designe esportivo que o escape proporciona ao carro ou a moto, porém, outros só fazem essa troca para que aumente o barulho de seu veículo, pois os escapamentos esportivos fazem um ruido muito além do permitido pela CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Brulho do escapamento da multa ?
Pelo barulho dos escapes esportivos serem diferente dos normais – que vem diretamente da fábrica – e pelo seu ruido ser muito alto, aumentando e diminuindo conforme as aceleradas que o condutor faz com carro ou com a moto, os agentes de transito e até mesmo policiais aplicam multas e dão advertências nos motoristas e pilotos que fazem de um equipamento do veículo se tornar um poluidor sonoro.
O problema de excesso de multas para esses casos é que o agente ou fiscalizador de transito devem medir a altura do ruido com um aparelho específico e depois observar se o escape esportivo está fazendo sua função corretamente, se tudo isso estiver correto, dentro dos paramentos da lei, o condutor não deverá ser multado mas não é bem isso que acontece, pois nem todos fazem essa fiscalização completa, aplicam as multas somente ao ouvir o ruido alto do veículo e pronto.
Como Regulamentar o Escapamento Esportivo
Para regulamentar o uso de escapes esportivos no mercado os fabricantes estão se esforçando cada vez mais para produzirem equipamentos que sejam capazes de respeitar as leis e cumprir as ordens e prioridades do INMETRO.