Empréstimos bancários podem ser uma divida perigosa de se assumir, antes de se fazer um empréstimo é preciso saber bem onde se está pisando, é muito comum um empréstimo aparentar ter um taxa de jutos maior e ser mais caro, mas na verdade até mesmo esses com taxa maior podem ser a melhor opção no final, para saber o valor exato das taxas do empréstimo é preciso saber qual o CET (Custo Efetivo Total) para saber qual realmente é a melhor opção.
O site do Banco do Brasil oferece um simulador para que você possa comparar qual o melhor CET do empréstimo que pretende fazer, é claro que existem muitas variações, como por exemplo taxas extras que você deverá pagar durante o período do empréstimo, portanto é preciso estar bem informado sobre o empréstimo para fazer um comparação precisa, você pode acessar o simulador do Banco do Brasil através deste link.
O valor do CET é atribuído da seguinte maneira.
- Tributos: Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
- Seguros: eventuais seguros incidentes sobre os empréstimos e financiamentos.
- Registros: despesas cartorárias com registros de instrumentos contratuais e outros documentos relativos à operação de crédito.
- Pagamento de serviços de terceiros: despesa paga pelo cliente com remuneração a terceiros, a exemplo de pagamento a agente de crédito e remuneração às concessionárias, no caso de financiamento de veículos.
O CET deve ser sempre informado de forma anual e percentual.
É importante sempre procurar empréstimos em financeiras autorizadas ou bancos, estes mesmo que possam parece ter um valor um pouco mais alto, sempre oferecem um suporte a mais na hora de pensar os prazos de pagamentos, um empréstimo é uma operação financeira arriscada, portanto tenha certeza do que está fazendo antes de faze-lo.