A endometriose é dita como uma doença onde tecido que age como a mucosa que reveste a parede interna do útero (endométrio) cresce em outras regiões do corpo. Com isso, as mulheres podem ter sangramentos irregulares, podendo ainda ficar infértil. O crescimento indevido do endométrio normalmente acontece na região pélvica, nos ovários, intestino, bexiga, reto, entre outros.
Causas
Sua causa é desconhecida, porém muitos médicos afirmam que a endometriose é uma doença comum devido aos hormônios produzidos nos ovários que estimulam o endométrio a se multiplicarem, o que a longo prazo pode deixar a mucosa maior e mais espessa. Quando essas células crescem fora do útero, a endometriose surge, causando muito incômodo a mulher.
Sintomas
Os sintomas quase não aparecem em pessoas com casos de endometriose avançada.
* Cólicas e dores no baixo abdômen;
* Muita dor durante a menstruação;
* Dores durante e após as relações sexuais;
* Dor ao evacuar;
* Sangramentos;
* Dor nas costas.
Tratamento
O tratamento vai variar de acordo com a idade da paciente, a gravidade dos sintomas, da doença e se ela já possuir filhos ou não.
* Medicamentos;
* Cirurgia;
* Histerectomia;
* Retirada dos ovários;
* Exercícios e técnicas de relaxamento.
Prevenção
A prevenção é muito fácil. Todos os tipos de pílula anticoncepcional pode contribuir para o impedimento ou retardamento da doença.
É muito importante que um bom médico seja consultado caso qualquer sintoma descrito acima esteja ocorrendo. Dessa maneira o tratamento se tornará ainda mais eficaz para a paciente.