O enfisema pulmonar é uma irritação respiratória crônica provocado, na grande maioria dos casos, pelo fumo. O fumante, a longo prazo, acaba desenvolvendo essa doença que retira a elasticidade do pulmão e afeta os alvéolos pulmonares que são ramificações dentro do pulmão, responsáveis pela troca gasosa. A enfisema também pode ser provocado por outros agentes como poera, gases poluentes, vapores químicos, etc. Outro caso é a deficiência congênita da enzima alfa-1 que cobre os pulmões, entretanto a principal causa da enfisema pulmonar é o uso do cigarro por período prolongado.
Sintomas
Os sintomas da enfisema vão se agravando de acordo com o grau da doença e pode levar á outros problemas graves relacionados a respiração.
- Tosse
- Respiração ofegante
- Sensação de falta de ar ou sufoco
- Dificuldade para respirar
- Formato cilíndrico do peito
Tratamento
O tratamento do enfisema é feito, geralmente, por fisioterapia e uso de medicamentos, corticoides e broncodilatadores recomendados pelo médico. O paciente também deve parar de fumar imediatamente, vale lembrar que mesmo que você pare de fumar os efeitos no alvéolos são permanentes, apesar de existirem tratamentos promissores para esses casos. Entretanto o meio de vida talvez seja completamente afetado pelo enfisema.
Recomendações e prevenção
Para evitar o enfisema o melhor método é evitar os maus hábitos como fumar. Praticar atividades físicas para quem sofre desse mal, o recomendado é descansar sempre que sentir falta de ar, respirar lentamente, saber reconhecer um bom ritmo para as tarefas do dia a dia. O uso de roupas leves faz-se necessário, perder peso e evitar alimentos gordurosos.