O entupimento das veias do coração é também chamado de infarto ou infarto do miocárdio. Esse conceito se relaciona a a coagulação sanguínea, que bloqueia as artérias coronárias que são responsáveis por levar o sangue e o oxigênio para o coração. Quando esse processo acontece, as células cardíacas morrem e por consequência o oxigênio não chega até o coração. Os fatores que mais causam esse procedimento são o colesterol alto e a produção demasiada de células.
Causas
* Estresse;
* Diabetes;
* Colesterol alto;
* Uso de drogas ilícitas;
* Hipertensão arterial mal controlada;
* Frio intenso;
* Dor excessiva;
* Excesso de atividade física;
* Descontrole emocional.
Sintomas
* Dor no lado esquerdo do peito em forma de pontada;
* Pontadas ou desconfortos nas axilas, pescoço, costas, queixo e braços – principalmente o esquerdo;
* Mal estar;
* Tontura;
* Enjoo;
* Falta de ar;
* Palidez;
* Sensação de indigestão grave;
* Respiração curta, barulhenta ou rápida;
* Tosse seca;
* Suor fio;
* Formigamento.
Dentre pesquisas, os homens são os que mais possuem infartos em relação a população mundial. As mulheres correspondem a apenas 30%, que acontece na maioria das vezes após a menopausa, pois o organismo se encontra mais vulnerável que o normal.
Como evitar?
A melhor maneira de evitar e prevenir o infarto do miocárdio é controlar os seus principais fatores de risco, que é a hipertensão, a diabetes, a obesidade, o sedentarismo e o grande aumento do colesterol.
É importantíssimo que quando alguém apresentar esses sinais, que o socorro seja realizado o mais rápido possível, pois quanto mais rápido os procedimentos necessários forem feitos, mais chances terá o paciente de não ficar com sequelas ou chegar ao óbito.