A tuberculose óssea caracteriza uma enfermidade causada pelo Bacilo de Koch, um micro-organismo que afeta o osso, causando dores, inflamações, dificuldade de movimento e até mesmo – em seu estado mais evoluido – a perda da massa óssea da região afetada.
Causas
Suas causas correspondem a instalação do micro-organismo no osso. Esse processo pode acontecer devido ao processo respiratório, onde o Bacilo de Koch entra pelas vias aéreas no organismo, vai até as correntes sanguíneas e se prolifera no osso.
Sintomas
Os ossos mais atingidos nessa doença, são os da coluna e os da coxa, portanto fique atento aos sintomas.
* Suor demasiado – principalmente a noite;
* Inflamação da área afetada;
* Dores que pioram de maneira progressiva;
* Febre baixa – até 38 °C;
* Inchaço na região do osso;
* Atrofia muscular;
* Dificuldade de movimento;
* Destruição do osso;
* Perda de peso;
* Choro ou grito em crianças, decorrentes do aumento da dor.
Tratamento
O seu tratamento é realizado com o uso de medicamentos, tais como os antibióticos. A fisioterapia também é incluída nesse processo que costuma durar cerca de 6 meses ou mais. Em alguns indivíduos, esse prazo pode se estender a até 2 anos. A sua realização faz com que a dor e os desconfortos sejam diminuídos, deixando ainda a musculatura mais forte e melhorando toda a movimentação do corpo.
A tuberculose óssea tem cura, mas para que ela aconteça, é necessário que seja diagnosticada na sua fase inicial, com um tratamento correto e eficaz. Ela não é uma doença contagiosa, mesmo sendo ocasionada – na maioria das vezes pela respiração.
O preço do exame para constatar a variação bacteriana no organismo varia entre R$ 22,00 a R$ 205,00 reais.