O processo digestivo e o processo pelo qual os alimentos que servem como base de nutrientes para a vida, são ingeridos e absorvidos pelo corpo, tal processo é necessário para a vida cotidiana e pode levar muitas horas até que se complete, passando por diferentes fases cada qual com uma função é modo variado de tratar o alimento.
O processo de digestão se inicia na Boca onde o alimento será mastigado, pelos Dentes onde será triturado e movimentado pela Língua. Durante esse primeiro processo, o alimento é quebrado em porções menores, assim facilitando processos futuros. A Saliva serve como um primeiro dissolvente do alimento digerindo quimicamente carboidratos.
Logo depois de ser engolido o alimento passara pela Faringe que levará a comida até o estomago. A faringe faz parte tanto do processo respiratório quanto do processo digestivo.
Chegando ao Esôfago ele assume a função do transporte do alimento, devido os movimentos peristálticos (espasmos musculares), assim transportando o alimento até o estomago.
O alimento finalmente chega no Estômago, o órgão conhecido do sistema digestório. O estômago começa a liberar suco gástrico, um acído especial, feito para quebrar os alimentos e reduzi-los o máximo possível. Lá os nutrientes serão separados e absorvidos, assim como as gorduras. Depois de algumas horas de digestão os alimentos serão conduzidos ao intestino delgado.
No Intestino Delgado começa um processo de neutralização do acido produzido pelo estômago, o Pâncreas e o Fígado irão liberar substâncias como o suco pancreático e a bile que estava na vesícula biliar do fígado que irão neutralizar o acido, assim o alimento se torna um bolo alimentar escuro é pastoso. Ele continuará a passar pelo intestino delgado onde mais nutrientes tirados dele serão absorvidos até chegar ao intestino grosso.
Finalmente, ao chegar no Intestino Grosso a água do alimento será absorvida junto com os eletrólitos e lá também ocorrerá a decomposição, acumulação e fermentação dos restos que se tornarão as fezes.
No Ânus é onde ocorrerá a eliminação dos restos, que passarão do intestino grosso com mais facilidade devido a sua mucosa.