Não é de hoje que temos inúmeras dúvidas sobre a língua portuguesa, a qual herdamos de nossos antigos cidadãos ou colonizadores provenientes do imenso império de Portugal. Por se tratar de uma língua muito complexa e extremamente burocrática, o português apesar de sua beleza e competência em transmitir com precisão o que se deseja, acaba confundindo muito a todos que o utilizam.
É comum que muitas grafias diferentes do mesmo elemento possam ser vistas, principalmente em grandes meios de comunicação informal como a internet. Isso acaba criando vícios de grafia incorreta, algo que pode – e vai – atrapalhar muito na hora de escrever um texto culto.
Um exemplo clássico é a grafia das horas. É possível encontrar diversos textos pela internet onde os autores não sabem se o “h” é minusculo ou maiúsculo, se é necessário escrever segundos invés de “s” ou minutos invés de “min”. Também é comum ler alguns textos que apresentam um “horário digital”.
Horário digital
Esse tópico é bem simples. Sempre evite utilizar esse tipo de formato, pois ele não é aceito em nenhuma perspectiva gramatical da língua portuguesa.
Ex: 10:24:55.
Símbolos ou Abreviações
As abreviações são:
s = Segundos
h = Horas
min = Minutos
Perceba que cada símbolo está representado com letras minúsculas, porque é assim que eles terão de ser grafados.
Horas exatas
Para expressar horas exatas, basta grafar o número correspondente as horas – sempre no formato de vinte e quatro horas – e o símbolo de horas logo depois sem espaço.
Exemplo: Cheguei em casa as 13h.
Horas e minutos exatos
Quando os minutos estão exatos e devem ser escritos, também não é necessário utilizar o símbolo de minutos e muito menos o “00” dos segundos.
Exemplo: Cruzei a linha exatamente as 15h33.
Horas, minutos e segundos
Quando a precisão do tempo envolve horas, minutos e segundos, todos os símbolos devem ser utilizados.
Ex: A bomba explodiu exatamente em 18h55min45s.