Uma das ações de interação mais importantes, desenvolvidas e trabalhadas pelos seres humanos é a comunicação, recurso que pode ser efetuado através de vários meios, como pela escrita e pela fala, tendo o intuito sempre de transmitir informações.
Sua manipulação pode estar associada a diversos conceitos e áreas, como a empresarial, já que essa dimensão necessita fortemente de atitudes que promovam organização, planejamento, impacto, estratégias, estímulos, entre outras demais particularidades de conexão que fazem com que os negócios estejam bem elaborados no mercado nacional ou global.
Essa dinâmica pode ser realizada através de múltiplos meios, como e-mails, mensagens de texto, jornal, carta, ligações, memorandos, circulares, rádio, televisão, mídias sociais, procedimentos internos e externos, sendo a maioria destes de fácil e rápido acesso.
Especialistas na área de Administração compreendem a Comunicação empresarial como um procedimento que as organizações ministram para se relacionar com o meio ambiente e as divisões empresariais que se interligam, ou seja, que se conectam entre si.
Sistema de comunicação
O sistema de comunicação pode ser efetuado de duas maneiras:
» Formal: caracterizada por um conjunto de artifícios de comunicação firmado de maneira deliberada e consciente;
» Informal: rede que se fundamenta através do sistema normal, mas que surge com o tempo, tendo cases nas relações sociais, sendo mais rápida, instável e urgente.
Fluxos de comunicação
Os movimentos contínuos da comunicação podem se demonstrar em variadas vertentes, onde todas elas são consideradas importantes para o modelo empresarial, de acordo com as relações estabelecidas no mercado. Veja a seguir:
» Fluxo descendente ou vertical: essa comunicação é a efetuada de cima para baixo, dos chefes, gerentes e outros demais superiores para os funcionários;
» Fluxo ascendente: comunicação contrária da citada anteriormente, onde os profissionais inferiores fazem uma comunicação com os seus superiores;
» Fluxo horizontal ou lateral: comunicação realizada entre funcionários com nível hierárquico semelhante ou igual;
» Fluxo transversal ou longitudinal: comunicação que se reproduz em todas as direções, envolvendo todas as estruturas organizacionais. Sua dinâmica é bastante efetiva em organizações flexíveis e orgânicas, que possuem gestão interativa, integrada e participativa;
» Fluxo circular: comunicação que também se articula em todas as direções. É considerado como um dos recursos que proporciona mais efetividade, sendo conceituado como um sistema informal.
Atenção!
É extremamente relevante que todos os fluxos sejam bem desenvolvidos, assim como os sistemas e outras demais segmentações da comunicação empresarial, caso contrário, barreiras poderão surgir no caminho, com a falta ou excesso de informações, ações geralmente ocasionadas por fatores pessoais, semânticos, físicos, psicológicos e administrativos.