Os músculos flexores do quadril ficam localizados na parte superior lateral da coxa e ajudam a correr, levantar os joelhos, caminhar, entre outras atividades que envolvem movimentos que flexionam os joelhos. Os músculos flexores também são muito trabalhados por corredores, pois o impulso nos joelhos, principalmente em largadas de corridas a curta distância, influenciam muito no resultado final.
Exercícios
Há alguns exercícios localizados que ajudam a fortalecer essa musculatura, veja abaixo como fazer estes exercícios simples.
1) Esse primeiro exercício pode ser feito em pé, necessitando apenas de um apoio como uma parede para manter a coluna ereta. Com pesos presos atados nas pernas, encoste na parede e levante uma perna apenas movimentando o joelho com movimentos lentos. Alternando entre as pernas, procure colocar um quantidade de peso que consiga forçar bem a perna.
2) Nesse segundo exercício você deve deitar de costas para o chão e mantendo as pernas retas você vai levantar uma perna a poucos centímetros e se possível, utilize pesos para forçar a musculatura, segure a perna por cerca de 10 segundos para depois fazer o mesmo com a outra perna. Faça pelo menos 4 ou 5 repetições de 10, lembrando de não relaxar a perna até ela estiver no chão.
3) Outro exercício bem comum usado para alongamento é a de posicionar uma perna a frente ajoelhada e esticar o máximo que puder a perna traseira, em seguida faça leves movimentos de subida e descida e alterne à outra perna. Faça pelo menos 3 repetições de 10 vezes com cada perna.
4) Com uma liga colocada abaixo da região do quadril sobre as coxas, deite no chão de lado e com movimentos de abertura force a perna o máximo que puder, faça pelo menos de 4 a 5 repetições de 10 em cada lado.
5) Por último e talvez o mais simples, é a corrida que consegue fortalecer todos os músculos da perna ainda que não sendo um exercício localizado, mas ajuda a fortalecer a musculatura dos flexores do quadril.
Benefícios
O fortalecimento dos flexores do quadril também ajudam fisicamente contra as dores na região, também é um grande benefícios para os corredores, principalmente àqueles que há uma explosão em seus exercícios concentrado em uma largada expulsiva que o impulsiona para frente.