A Idade Média aconteceu entre os séculos V e XV na Europa. Esse processo se deu com o início da Queda do Império Romano e terminou com a tomada de Constantinopla pelos Turcos. Dentre esse período, a Idade Média foi dividida em duas principais fases, sendo elas a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média.
Na Idade Média o mundo rural superava o urbano, toda a fabricação dos produtos servia para a subsistência e não para o comércio, existia uma ausência de poder do Estado centralizado e com isso, essa responsabilidade era transferida para os senhores feudais toda a administração local, a cobrança de impostos, a aplicação da justiça, a seguridade pública e o direito a guerra.
Alta Idade Média
Esse período foi marcado pela ruralização da européia em decorrência de invasões bárbaras e corresponde a formação e estruturação do feudalismo.
* Formação do feudalismo, tendo ainda a junção da cultura germânica e romana;
* Formação dos reinos independentes – Reinos Franco, Ostrogodo, Visigodo, Vândalo, Suevo, entre outros -, sendo eles governados pela nobreza composta pelos germânicos e seus descendentes;
* Ruralização da Europa, onde toda a economia foi baseada na agricultura, com formação de feudos, com pouco contato comercial externo e raro uso de moedas em processo de trocas e/ou compra e venda de mercadorias;
* Poder fragmentado e centralizado, onde toda a força e política se encontrava nas mãos dos senhores feudais;
* Sociedade hierarquizada em ordens, sendo dividida em clero, nobreza e servos;
* Crescimento do poder da Igreja católica e por decorrência disso, o fortalecimento do cristianismo;
* Enfraquecimento da cultura laica em conjunto com o teocentrismo;
* Húngaros, sarracenos, vikings e eslavos invadiram várias áreas da Europa entre os séculos IX e X.
Esse período não teve uma data de finalidade definida, com várias mudanças na Europa no século X. Esse processo foi responsável pela modificação estrutural, cultural e econômica da região européia onde iniciou-se o enfraquecimento do feudalismo.
Baixa Idade Média
Nesse processo, ocorreu a grande crise do feudalismo, ocorrendo então assim a transição da Idade Média para a Idade Moderna.
* Crise do modo de produção feudal;
* Crise das reproduções econômicas, culturais e sociais;
* Diminuição das invasões bárbaras no século XI;
* Aumento da estabilidade;
* Surto demográfico da Europa devido o crescimento populacional avançado;
* Marginalização dos nobres e servos devido ao crescimento populacional;
* Os feudos perderam em partes a razão de sua existência, pois foram criados para conter invasões e garantir segurança, mas não obteve sucesso após o ataque dos bárbaros;
* Guerra Santa, onde Santo Sepulcro estava sob domínio dos muçulmanos, denominados de infiéis;
* Cruzadas, através de um grande massacre sangrento. Teve bastante influência no crescimento do comércio burguês;
* Renascimento comercial urbano impulsionado;
* Fortalecimento de algumas regiões da Europa e dom poder geral;
* Nascimento da burguesia;
* Crise do feudalismo, dando origem ao capitalismo, com novas formas de trabalho, com o conhecimento do valor real da moeda.
Nesse período capitalista, ocorreu então uma grande migração dos povos rurais para os setores urbanos, ajudando ainda mais a decair o sistema feudal. Nesse processo, deu-se uma nova engrenagem social, econômica e política em toda a Europa, iniciando-se então a Idade Moderna.