O hooliganismo corresponde a toda e qualquer prática de vandalismo e violência dentro de competições esportivas e em alguns casos fora delas. Esse comportamento costuma ser realizado por fãs de adeptos de futebol, desportos universitários e em indivíduos com atitudes desordeiras, onde normalmente estão sob o uso de drogas ilícitas ou lícitas.
Esse comportamento surgiu na a idade média, onde aldeias e famílias se enfrentavam para conquistar seus próprios interesses, mas atualmente os atos de violência vem sendo cada vez mais praticados dentro de vários desportos, promovendo o aumento e a intensificação de todos os meios de segurança possíveis nesses locais.
Os grupos de hooliganismo são destaques em toda a Europa, com mais força na Rússia, Polônia, Alemanha e Croácia. Nessas regiões, a violência é utilizada como fator único, não pelo desporto como antigamente, mas pelo prazer que o vandalismo tem para cada indivíduo, acabando com diversos espetáculos e disputas.
No Brasil, é possível ver práticas de hooliganismos frequentemente entre gangues e equipes rivais, onde a violência e o vandalismo tomam conta de estádios, ruas, bairros, praias, etc. Na maioria dos casos, esses indivíduos estão sob o efeito de alguma droga e desejam por tudo defender os seus times.
A maior parte dessas gangues já conseguem ser identificadas pelos policiais, principalmente as torcidas organizadas, que a cada dia vem sendo repreendidas e punidas pelos atos agressivos que praticam.